top of page

Exposição Ambiental

O cobalto encontra-se identificado pela Agência de Proteção Ambiental como uma das substâncias prioritárias e a ter em conta para a saúde populacional.

 

A população em geral está exposta a níveis consideravelmente baixos de cobalto nos alimentos, solo, ar e água, sendo que entre este, os alimentos são a principal fonte de exposição (Tabela II) [3].

 

 

As principais fontes naturais de cobalto são as erupções vulcânicas e os incêndios florestais, enquanto que as principais fontes antropogénicas são o uso de fertilizantes fosfatados, queima de combustíveis fósseis e indústrias que usam o cobalto durante o processamento dos seus produtos. Após ser libertado para a atmosfera, parte desse cobalto deposita-se nos solos e na água [13].

Tabela II - Fontes de exposição ambiental ao cobalto e concentrações relatadas na literatura. Adaptado de [12].

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano lectivo 2013/2014 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião (remiao@ff.up.pt) do Laboratório de Toxicologia da FFUP (www.ff.up.pt/toxicologia/), Portugal.

 

 

bottom of page