COBALTO
Jorge Soares
Mariana Colaço
Melanie Sousa
Elaborado por:
Farmacocinética
A absorção do cobalto pode ocorrer por diversas vias, nomeadamente através dos pulmões, trato gastrointestinal e contacto com a pele.
Partículas de cobalto inaladas depositam-se no trato respiratório superior e inferior, dependendo do seu tamanho e propriedades aerodinâmicas, sendo absorvidas por diversos mecanismos. As partículas insolúveis são normalmente fagocitadas, e, eventualmente transportadas para o estômago, ou eliminadas pelos movimentos ciliares, sendo portanto pouco absorvidas. Pelo contrário, as formas solúveis do cobalto são absorvidas, através dos alvéolos, passando para a corrente sanguínea [14].
A absorção gastrointestinal do cobalto varia consideravelmente (18 a 97 % da dose administrada), dependendo da forma e dose do composto e do estado nutricional do indivíduo. As formas solúveis de cobalto parecem ser mais facilmente absorvidas e o jejum e a deficiência em ferro aumentam a absorção deste composto [9].
A absorção dérmica de compostos de cobalto é muito dependente do estado de integridade da pele. Através da pele intacta a absorção é relativamente baixa, enquanto que através da pele danificada é muito superior [8].
Absorção
O cobalto é um elemento essencial, dado que é um componente da vitamina B12 e, por isso, encontra-se na maioria dos tecidos do corpo, com maior concentração no fígado e de seguida no rim [8].
O conteúdo total de cobalto foi estimado em 1,1-1,5 mg, sendo que cerca de 0,11 mg foi encontrado no fígado. Indivíduos expostos ocupacionalmente ao cobalto apresentam níveis teciduais de cobalto mais elevados [9].
Após a exposição por inalação, concentrações significativas de cobalto são encontradas nos pulmões, podendo estar localizado no interior dos macrófagos na parede brônquica ou nos interstícios próximos dos bronquíolos terminais [8].
Cada molécula de vitamina B12 é constituída por um átomo de cobalto. Esta vitamina funciona como cofator em muitas reações enzimáticas, nomeadamente na conversão da homocisteína em metionina (um aminoácido essencial) e da L-metilmalonil-CoA em succinil-CoA (reação importante no metabolismo dos lípidos e hidratos de carbono). Além disto, é igualmente importante no processo de hematopoiese, sendo que a sua deficiência pode levar a anemia perniciosa [8].
Distribuição
Após exposição por inalação, a taxa de depuração urinária é proporcional à taxa de transferência do cobalto dos pulmões para o sangue, e a taxa de eliminação pelas fezes à taxa de remoção mecânica de cobalto dos pulmões para o trato gastrointestinal [8].
A maioria de cobalto absorvido após a exposição oral é rapidamente removido através da excreção urinária e, em menor extensão, pela bílis e fezes. Para os compostos de cobalto fisiologicamente insolúveis, a eliminação fecal é a principal via de excreção [8].
Em relação à exposição cutânea, a via de excreção mais importante é a urina [8].
Metabolização
Eliminação