top of page

Exposição Ocupacional

Estima-se que nos Estados Unidos da América cerca de 1 milhão de pessoas estão expostas a concentrações elevadas a cobalto ou aos seus compostos, nomeadamente os trabalhadores que no seu quotidiano usam tintas e corantes com cobalto na sua constituição. Sabe-se, no entanto, que a exposição mais perigosa a este elemento, encontra-se nos trabalhadores que realizam os processo de extração, para a produção de ligas e pó de cobalto e na indústria de carboneto de tungsténio cimentado [10].

Existe um leque alargado de profissões que são potencialmente perigosas no que diz respeito à exposição ao cobalto, nas quais se pode incluir: operários de indústrias nucleares, ácido acético, máscaras de amónia, catalisadores, cimento, sabão de cobalto, ligas de cobalto, cosméticos, fertilizantes, tintas e corantes, e ainda, indivíduos expostos aos compostos resultantes da queima de combustíveis fósseis, soldadores, entre outros [10].

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano lectivo 2013/2014 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião (remiao@ff.up.pt) do Laboratório de Toxicologia da FFUP (www.ff.up.pt/toxicologia/), Portugal.

 

 

bottom of page