top of page

Efeitos no Homem

Efeitos Dermatológicos

O contacto tópico com o cobalto leva ao desenvolvimento de reações dermatológicas que se podem manifestar sob a forma de dermatites de contacto alérgicas [22].

Estudos em que o cobalto foi colocado em contacto direto com a pele através de pensos ou injeções intradérmicas sugerem que a dermatite resulta de uma reação alérgica ao cobalto, sendo que este funciona como um hapteno [8].

 

São conhecidos anticorpos IgA e IgE específicos para o cobalto e existem evidências que a sensibilidade ao cobalto é mediada por linfócitos T específicos para o CoCl2 [8].

 

Os efeitos dérmicos subjacentes à exposição ao cobalto surgem com todas as formas do cobalto (ex.: cobalto metálico, sais de cobalto), no entanto o cobalto metálico aparenta ser um alérgeno mais potente que certos sais de cobalto [23].

Mecanismo

Fisiopatologia dermatite de contacto alérgica provocada pelo cobalto  [8 e 24].

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano lectivo 2013/2014 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião (remiao@ff.up.pt) do Laboratório de Toxicologia da FFUP (www.ff.up.pt/toxicologia/), Portugal.

 

 

bottom of page