top of page

Em caso de intoxicação com cobalto existe alguns tratamentos farmacológicas que se poderão aplicar:

  • DMSA(ácido dimercaptossuccínico)

  • EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético)

  • Quimioterapia com ciclofosfamida

  • Hemodiálise

 

É necessário avaliar o risco-benefício de cada um antes de se tomar uma decisão [2].

 

 

Os grupos com maior risco de serem afetados pela toxicidade do cobalto são aqueles cuja atividade diária implique o contacto e manuseamento desta substância [3].

 

Crianças

 

  • Os efeitos para a saúde do cobalto numa criança são similares aos que acontece nos adultos, no entanto, estudos em animais demonstraram que por serem mais novos podem absorver maior quantidade de cobalto proveniente de alimentos e da água [3].

 

  • Deve-se evitar que as crianças brinquem perto de solos  contaminados com cobalto [3].

Inalação – é uma potencial via de exposição, principalmente quando o material que contém cobalto é submetido a determinados processos, como moagem ou aquecimento  ou quando se manuseia cobalto em pó [10].

 

Dérmica - pode ocorrer em qualquer manuseamento manual de cobalto, nomeadamente quando se trata de soluções com cobalto [10].

 

Ingestão - via de exposição minoritária, na qual o cobalto entra no organismo através de águas e alimentos contaminados [10].

 

Comunicação de risco

Grupos de Risco

Formas de exposição

Tratamento

Tabela I - Quadro resumo dos sintomas e medidas a aplicar em caso de intoxicação por cobalto [11].

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano lectivo 2013/2014 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião (remiao@ff.up.pt) do Laboratório de Toxicologia da FFUP (www.ff.up.pt/toxicologia/), Portugal.

 

 

bottom of page